trabalho de pesquisa social
O presente memorial irá tratar da Institucionalização do serviço Social, baseando-se nos conhecimentos adquiridos durante oito semestres de estudos e pesquisa para graduação em Serviço Social, fazendo uma reflexão sobre o que é o serviço social, como surgiu, a quem serve, as forças que ocorreram no seu surgimento e qual a função do serviço social na contemporaneidade. Desta forma será apresentado de modo a descrever o histórico dessa profissão que surgiu nos primórdios do século XX, ainda dentro do seio da igreja católica, com uma formatação de assistencialismo, e nos anos posteriores conseguiu atingir seu ponto máximo, em defesa das classes menos favorecidas.
No Brasil surge na década de 30, sendo oficializado no país em 1953, tendo editado o código de Ética Profissional na década de 90, servindo para instruir e encaminhar o indivíduo de forma correta, dentro da sociedade.
Na atualidade, tem seu foco na desigualdade e dificuldades sociais criando condições que possam favorecer a superação das dificuldades da convivência em sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
O que é o Serviço Social?
O Serviço Social é uma profissão de Nível Superior, com regulamentação atualizada pela Lei 8.662/1993 e só pode ser exercida por um Assistente Social. Tem caráter interventivo e sua atuação na realidade social é embasada em princípios norteadores da profissão:
- Defesa dos direitos humanos e Sociais;
- Posicionamento em favor da justiça social e equidade;
-Compromisso com a qualidade dos serviços prestados a população.
- Democratização de acesso aos bens e séricos relativos as políticas públicas e sociais.
O Serviço Social serviu aos propósitos da burguesia que utilizou os primeiros profissionais da área, para de forma indireta, amenizar os conflitos e problemas surgidos entre a crescente classe operária