Trabalho de Pesquisa Operacional e Jogos de Empresas
Trabalho de Pesquisa Operacional e Jogos de Empresas
Prof° Paixão
Nome: Giuliana Mara Faraco
Ra: 165172
São Caetano do Sul – Campus Aliberti
2012
Introdução:
A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais agentes de decisão interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais que um indivíduo.
A teoria dos jogos é usada para se estudar assuntos tais como eleições, leilões, balança de poder, evolução genética. Ela também é uma teoria matemática pura que pode e tem sido estudada como tal, sem a necessidade de relacioná-la com problemas comportamentais ou jogos per se.
Algumas pessoas acreditam que a teoria dos jogos formará em algum dia o alicerce de um conhecimento técnico estrito de como decisões são feitas e de como a economia funciona. O desenvolvimento da teoria ainda não atingiu este patamar e, hoje, a teoria dos jogos é mais estudada em seus aspectos matemáticos puros e, em aplicações, ela é usada como uma ferramenta ou alegoria que auxiliam no entendimento de sistemas mais complicados.
A lógica das interações humanas
Teoria dos Jogos é a ciência da estratégia. Em outras palavras, é sobre antecipar como os outros vão responder ao que você fará, quando simultaneamente eles estão pensando o mesmo sobre você. Na maioria das vezes que você faz uma decisão, o resultado da sua escolha depende da reação dos outros jogadores (concorrentes, parceiros, chefes, etc), onde cada um busca o melhor para si numa complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo.
Teoria dos Jogos é um estudo sobre as tomadas de decisões estratégicas e a lógica destas interações humanas.
Ela é um grande framework - uma caixa de ferramentas com metodologias que organizam o