trabalho de pedagogia
CURSO DE PEDAGOGIA 1º PERÍODO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (a) LIDYANE GOMES
Referencias: diciclopédia.org/wiki/idade_moderna
Filho,Geraldo Francisco História Geral da Educação, Campinas, SP : Editora Alínea, 2003
São Luis
2014
RESUMO
A EDUCAÇÃO NA IDADE MODERNA
A Idade Moderna foi considerada um período de mudanças, onde a produção feudal teve uma parada nas mãos de obra, as pessoas foram parando pouco a pouco de trabalhar. Houve uma evolução nos pensamentos humanos, onde foram desenvolvidas várias Universidades e com isso as pessoas ficaram mais independentes tendo conhecimento do mundo e não precisaram mais da igreja católica para ter ensinamentos.
O período histórico que vai do século XV ao XVIII é conhecido como um período de transição, ou seja, um período que teve muitas mudanças.
“A produção Capitalista foi se desenvolvendo, assentando suas bases no Mercantilismo. Nascendo uma nova ordem social que enfatizava o talento, individualismo, potencial de cada um etc.”
Essas grandes transformações provocaram outras, tivemos idéias humanistas no final da Idade Média como: “Francisco Petrarca – considerado pai do Humanismo, foi grande filósofo e estudioso das obras clássicas de Roma, escreveu poemas e fez carreira diplomática, sendo bastante respeitado em seu tempo.”
“João Bocácio – foi poeta, prosador escreveu muitas obras famosas entre elas “O DECAMERÃO“ contando os problemas causados pela peste negra, que matou grande parte da população da Europa durante o século XIV.”
“Desidério Erasmo – foi considerado príncipe dos humanistas, escreveu muitas obras, entre elas a principal, “Elogio da Loucura”, fazendo críticas aos costumes, ignorância e fanatismo da época.”
“Thomas Morus – foi pensador e profundo conhecedor da cultura clássica etc.”
“Tomás Campanella – foi pensador e padre dominicano, combateu a Escolástica e escreveu ”A Cidade do Sol”.
“João Viveres – foi humanista, estudou e