Trabalho de Pedagogia
O presente trabalho tem como escopo tecer algumas considerações em relação à questão da Brinquedoteca, o referido estudo discutirá desde a sua origem no mundo ao seu surgimento no Brasil. Neste sentido, realizou-se um levantamento bibliográfico com o intuito de discutir os principais aspectos inerentes a esta temática. Posteriormente, fora feita uma análise, ou seja, uma conclusão da situação realizando uma analogia critica entre os textos lidos e a realidade apresentada em nosso município. Realidade esta aferida através de uma breve entrevista estruturada com uma criança de 12 anos, na qual aquela foi questionada sobre o que entende como uma Brinquedoteca e suas principais características.
Diante do exposto, cabe salientar que este trabalho é de extrema proeminência, visto que as experiências vivenciadas pelo individuo enquanto criança são fundamentais para a construção de sua personalidade adulta e, a Brinquedoteca representa sem sobra de dúvida o principal espaço para descobrir o mundo. Na Brinquedoteca a criança é estimulada a desenvolver sua criatividade, sua auto-estima, seus sentimentos e, principalmente, suas hipóteses em relação ao conhecimento da realidade que é construído diariamente.
Portanto, a criação de uma Brinquedoteca representa para as crianças a possibilidade de viver a fase mais relevante se sua vida de forma intensa e verdadeira, uma criança que brinca é uma criança que feliz. Pois, esta é a tarefa de uma criança... Brincar. E compete aos educadores, em específico, defender este direito.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com Santana (2012), a origem da Brinquedoteca se deu em 1934, mais precisamente na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo a autora mencionada, o dono de uma loja de brinquedos informou ao Diretor de uma escola municipal que as crianças estavam