Trabalho de pedagogia
Para a execução desta pesquisa foi selecionada uma turma do 3º ano do Ensino Médio, onde, por meio das observações realizadas durante o período de estágio, procurou-se identificar a real situação do ensino/aprendizagem de língua materna tendo em vista o trabalho com a produção de textos escritos em sala aula. Foi constatado que, nesse nível de ensino, há uma grande preocupação, principalmente por parte do professor, em levar o aluno a elaborar textos claros e objetivos com o intuito de obter um melhor desempenho em exames como o ENEM e nos vestibulares, ficando em segundo plano o trabalho com produção textual sob o ponto de vista interacional da linguagem.
Tal pesquisa foi desenvolvida a partir do método quantitativo por meio da aplicação de um questionário que teve o intuito de apurar algumas opiniões a respeito da concepção dos alunos sobre a finalidade de se produzir textos em sala de aula, sobre as principais dificuldades encontradas e também uma auto-avaliação da própria capacidade de cada um em relação à produção de textos escritos. Realizamos também uma análise qualitativa sobre as produções de textos realizadas no mesmo período, onde selecionamos aleatoriamente alguns textos, nos quais foram retirados alguns fragmentos para demonstrar quais os principais problemas encontrados nos textos destes alunos. As informações aqui apresentadas foram reunidas ao longo do estágio de observação e regência, servindo também de suporte para a composição do questionário, no qual procuramos levar em conta todos os relatos dos alunos e também por meio da observação participante durante o período em que acompanhamos a rotina dos alunos na sala de aula.
Depois de aplicados os questionários, procedemos à análise dos dados obtidos, que serão representados através de gráficos com as respectivas considerações acerca das informações levantadas no decorrer dos trabalhos de pesquisa e coleta de