Trabalho de pcp
Niterói
2013
CAPITULO 6 - PREVISÃO
Trabalho da Disciplina de Planejamento e Controle da Produção I do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO
Professor: Boris Solomom
Niterói
2013
PREVISÃO
O processo de previsão de demanda consiste em determinar as quantidades de vendas futuras com base em informações históricas, mudanças tecnológicas e tendências de mercado. É um processo que utiliza análise quantitativa e qualitativa. A previsão é importante pois os recursos físicos como instalações, máquinas, estoques em geral apresentam "inércia decisória", que é o tempo em que uma decisão tomada leva para acontecer. Por exemplo, se errarmos na previsão de sanduíches para nossa lanchonete podemos de forma mais fácil corrigir isso, podemos ir até o supermercado e comprar mais alimentos, significa que a inércia decisória nesse caso é pequena. Claro que os clientes vão ter que esperar um pouco mais, mas seria possível contornar esse problema.
Os 4 erros mais comuns na hora de prever a demanda.
1 - Confundir previsões com metas, e ainda, considerar as metas como se fossem previsões;
2 - Gastar tempo discutindo se estamos errando ou acertando nas previsões, quando o ideal é o quanto estamos errando ou acertando e o que pode ser feito para melhorar.
3 - Considerar apenas a previsão sem uma estimativa do erro. Por exemplo: Vamos vender 150 sanduíches por final de semana com uma estimativa de erro de mais ou menos 10%.
4 - Desistir ou não se esforçar o suficiente para melhorar o processo de previsão.
O processo de previsão é contínuo e por isso a cada momento melhorias podem ser identificadas e aplicadas. Este quadro foi extraído do livro ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES.
Planejamento e as Previsões
Existe uma relação entre a previsão e o tempo considerado para planejamento.
Em previsões de curto prazo