trabalho de pcp
Em um sistema produtivo, ao serem definidas suas metas e estratégias, faz-se necessário formular planos para atingi-las, os recursos humanos e físicos devem ser administrados com base nesses planos (TUBINO, 1997).
A programação de materiais de acordo com Lucena & Filho (2002), pode ser vista, em um sentido mais abrangente, como o planejamento de suprimento. Assim, o planejamento das atividades desenvolvido pelo subsistema de suprimento externo deve estar em plena consonância com o planejamento estratégico da empresa. Estes consideram ainda que, para caracterizar o planejamento, deve ser feita uma correlação com o nível de decisão que a empresa pretende atuar, são eles:
Planejamento estratégico – refere ao processo de decidir com relação aos objetivos e metas da empresa como um todo;
Planejamento tático – a sua atuação inside sobre a escolha das alternativas para a ação;
Planejamento operacional – “são estabelecidas as diretrizes e ações de produção com o maior nível de detalhamento possível” (LUCENA & FILHO, 20022 pg.42).
No entendimento de Monks (1987, p.230) o planejamento agregado pode ser visto como “uma decisão negociada de alto nível que coordena as atividades de marketing, finanças e outras funções”. Este planejamento refere-se ao médio/longo prazo, através do ajuste da velocidade de produção, mão-de-obra disponível, estoques e objetiva atender às demandas flutuantes, utilizando os recursos disponíveis da empresa. Dentre as estratégias disponíveis para auxiliar a tomada de decisões apresentadas, pelo referido autor, este trabalho focaliza a variação nos níveis de estoque.
Para que uma empresa possa se sobressair na gestão de estoques, esta deve ter um PCP