trabalho de pavimentação
a) Massa específica real:
Densidade Real corresponde ao real volume que determinado sólido ocupa não levando em conta sua porosidade. Considera-se o volume do solo ocupado efetivamente pelas partículas, sem levar em conta o espaço poroso.
b) Massa específica aparente:
Densidade aparente ou Massa Específica Aparente corresponde ao volume ocupado por uma determinada massa de sólido, incluindo a porosidade (poros intragranulares). É determinada dividindo-se a massa seca pelo volume aparente do agregado, que inclui o volume de agregado sólido mais o volume dos poros superficiais contendo água. É medida quando o agregado está na condição superfície saturada seca (SSS). c) Massa especifica efetiva: A massa específica efetiva é determinada quando se trabalha com misturas asfálticas cujo teor de ligante asfáltico seja conhecido. É calculada através da relação entre a massa seca da amostra e o volume efetivo do agregado.
O volume efetivo é constituído pelo volume do agregado sólido e o volume dos poros permeáveis à água que não foram preenchidos pelo asfalto. A massa específica efetiva não é comumente medida diretamente, sendo frequentemente tomada como a média entre a massa real e a aparente. Essa prática só é adequada quando o volume de poros superficiais é baixo para agregados de baixa absorção, ou seja, inferior a 2%.
2- Como é realizada a determinação da massa especifica média de uma mistura de agregados ?
A massa específica de um corpo sólido pode ser definida como a relação entre a massa de um corpo sólido e a massa de um volume igual de um líquido.
A massa específica relativa é característica para cada sólido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que constituem o corpo sólido, e a maneira como estes elementos estão arranjados dentro da estrutura.
Se mergulhar no líquido um corpo sólido de forma e volume idênticos aos da porção líquida, não se alteram