trabalho de parasitologia
(ETAPA 1)
2.TRICOMONÍASE
Essa doença é provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, e é bem assintomática em homens, sendo mais frequente em mulheres, que apresentam sintomas característicos facilitando o diagnóstico médico. A doença manifesta-se no organismo através do contato sexual. Porém não são excluídas outras formas de contágio, tais como má higienização dos genitais, uso compartilhado de toalhas e roupas íntimas, assentos sanitários e etc.
O protozoário característico dessa doença, Trichomonas vaginalis, se encontra em formato de trofozoíto, e possui a axóstilo, que é uma estrutura responsável pela sua sustentação. O núcleo celular é ovalado, e localiza-se próximo a base do axóstilo. Esse protozoário se caracteriza por possuir cinco flagelos. Em um hospedeiro, o Trichomonas vaginalis inicia um ciclo reprodutivo, de fusões binárias, e coloniza totalmente o tecido em questão. O pH da vagina é exatamente favorável ao protozoário, ao instalar-se no interior vaginal, o protozoário passa a dar início ao seu ciclo de vida reprodutiva.
Os sintomas característicos desta protozoose podem ser observados entre 5 à 28 dias após a exposição ao parasita. Ocorre um aumento do corrimento natural vaginal, que se torna esverdeado, com mau cheiro, lembrando “peixe podre”, e provoca intenso prurido (coceira). Pode ocorrer também ardência ao urinar e dor nas relações sexuais, nos casos graves pode causar intensas dores abdominais e pode evoluir para uma uretrite.
No homem esta doença pode ser quase que assintomática, porém se houverem sintomas estes serão poucos em relação às mulheres. Pode ocorrer uma dificuldade na ejaculação, pode ocorrer também, a morte dos espermatozoides, sendo uma das causas de infertilidade masculina. Há casos em que pode ocorrer também ardência ao urinar e dores durante a relação sexual. É interessante ressaltar que ao existirem