Trabalho de Pam la
(Primeira parte)
“(...)É matar dois coelho, com uma caixa d’água só. Por que cê monta uma entidade, se não tem a verba pra manter, se não tem amigo pra ajudar, aquelas pessoas que tem bom coração, né ? Eu já falei com Jilsom aqui, todo mundo deixou de ser festeiro, não que pegar responsabilidade, de ser presidente de uma creche, de ser presidente de uma entidade. Muita gente ta pouco se linchando, acha que é. é. é, ele por si, como é que é, um por si e Deus por todos, material é material, não vai misturar dinheiro com caridade não. Depois fala assim, “há eu só sou simplismente um prestador de serviço dessa empresa, eu não sou rico”. Agora, quem Deus ajuda ser rico, é bom, podia ajudar muita gente, aquele cara que ganhou na Mega-Sena cê acha que vai ajudar? Nem liga, rapaz. É tão gostoso agente lutar por uma coisa, né. É o que eu te falei, coisas materiais é pra deixar de lado, coisas caridosas é por fora não mistura as coisa não(...)”
(segunda parte)
(...)É matar dois coelhos com uma caixa d’água só. Porque se você cria uma entidade sem verb,a junto ao apoio da sociedade com práticas de voluntariado, para mante-lá, e inclusive, já relatei este fato a Jilsom. Aqui todos deixaram de organizar festas, as pessoas não querem tomar para si as responsabilidades de presidir em creches, ou em outras entidades. Muita gente não importa, e se acham auto-suficientes. Tanto os recursos financeiros como os materiais não devem ser confundidos às obras de caridade. Alguns argumentam sobre as condições monetárias, especulam a quem pode contribuir, mas, importante, é o ato de doar, nada se compara.
Atividade 2
O materialismo da sociedade atual
A sociedade atual passa por mudanças intensas, no que se refere, à sua maneira de pensar e agir. A história mostra através do consumismo exacerbado, que os indivíduos buscam cada vez mais, o prazer na vida, pela aquisição de bens materiais.
O diálogo entre os personagens da tirinha revela, como o materialismo pode afetar as