Trabalho De Opera Es Unitarias Grup
Discentes: Isabela Marques; Júlia Amanda;
Marina Moreti e Maria Eduarda.
Alimentos 2° ano
Barra do Garças, 2015
1
Tubulações
2
DEFINIÇÃO DE TUBOS
Tubos são elementos vazados e com seção constante, utilizados para transporte de fluidos 3
Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação. As tubulações podem ser fabricados de vários materiais, mas as tubulações sanitárias são, normalmente, fabricadas em aço inoxidável austenístico AISI 304 ou AISI 316.
4
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES
As tubulações dentro de instalações industriais abrangem tubulações de processo, utilidades, instrumentação, transmissão hidráulica e de drenagem.
As tubulações fora de instalações industriais abrangem tubulações de transporte (adução, transporte e drenagem) e tubulações de distribuição (distribuição e coleta).
5
PRINCIPAIS MATERIAIS DE TUBOS
O material com o qual o tubo será produzido dependerá de diversos fatores, dentre eles o custo e o fluido a ser transportado
6
7
ESPESSURA DAS PAREDES DOS TUBOS
As especificações das espessuras das paredes de tubos estão intimamente ligadas a três conceitos básicos: diâmetro interno, nominal e externo.
8
Na especificação dos tubos, é muito importante que sua espessura seja indicada, porque essa indicação, aliada ao tipo de material empregado na fabricação, permite que o profissional calcule a dimensão adequada para resistir às cargas mecânicas previstas no projeto.
O diâmetro nominal não tem dimensões físicas no tubo, seria um diâmetro médio entre o interno e o externo.
9
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE TUBOS
Sem
Costura
Forjamento
Com
Costura
Soldagem
Laminação
Extrusão
Fundição
10
LAMINAÇÃO
A formação de tubos por esse processo dá-se a partir de uma barra circular maciça de