Trabalho De Opc
2) Em que pessoas foi encontrado? Foram examinadas 227 crianças, de 5 e 6 anos, sendo de uma escola privada (A), de uma escola municipal localizada no centro da cidade (B), e de uma escola municipal da periferia (C). Encontrados um maior nível de carie nas crianças das escolas publicas, devido a situação socioeconômica desfavorável. Com relação à quantidade de pacientes livres de cárie, cárie ativos e cárie inativos, o presente estudo encontrou um percentual de crianças que não apresentavam a doença (30,37% para a escola B e 19% para a escola C) inferior em escolas públicas ao encontrado em outros estudos. Das três escolas pesquisadas, apenas a Escola A apresentou uma porcentagem de crianças livre de cárie de acordo com a meta da OMS14 para crianças nesta faixa etária para o ano 2000. As escolas B e C apresentaram prevalência acima dos 50% de crianças que era o recomendado.
3) Como foi diagnosticado? Foi determinada a utilização do índice ceo-d e a faixa etária de 5 a 6 anos. Além disso, para cada criança foi estabelecido o diagnóstico em relação à doença cárie, podendo ser livre de cárie, cárie ativo ou cárie inativo. Foram examinadas 20 crianças em um dia e as mesmas no dia seguinte. A concordância de diagnóstico foi obtida através da utilização do índice Kappa, cujo valor foi de 0,84 para concordância inter-examinador e 0,82 tanto para o examinador 1 como para o examinador 2 para a concordância intra-examinador. Além da determinação da prevalência de cárie da amostra, foi indicada para cada elemento dental a necessidade de tratamento.
4) Quais os fatores etiológicos citados pelo autor? A partir dos resultados obtidos no presente estudo pode-se sugerir que o nível socioeconômico das crianças pesquisadas, considerado a partir da escola em que estudavam, pública ou privada, e da localização desta, bairro central ou periférica da cidade,