Trabalho de Observação de criança
Introdução:
O desenvolvimento humano é dividido em quatro estágios:
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) – 1ª Infância.
2º período: Pré-operatório (2 a 6 anos) – 2ª Infância.
3º período: Operações concretas (6 a 12 anos) – 3ª Infância.
4º período: Operações formais (12 ou 13 anos em diante).
Vamos falar sobre a Segunda infância de dois a seis anos, Estágio/Estádio Pré-operacional ou Pré-operatório, segundo Jean Piaget.
A criança observada tem 03 anos, menina, chamada Violeta.
Local da observação: Parque da Água Branca, na área de recreação infantil.
1. Desenvolvimento Físico e Motor:
Uma menina, estatura mediana de aproximadamente 80 centímetros, magra, pesando entre 10 e 12 quilos, de cor branca, cabelos castanhos claro curto, de olhos verdes, as proporções do corpo assemelhavam-se a de um adulto. Violeta parecia ser uma criança saudável e bem nutrida. Observamos que a Violeta ainda não tinha preferência por uma das mãos, utilizava as duas mãos ao mesmo tempo. Violeta demonstrou ter equilíbrio andando em linha reta, conseguia pular, saltar, cair e levantar, porem não fazia isso rapidamente, pensava antes de agir, fazia muitos movimentos repetitivos. No momento da observação fazia castelos e bolos de terra e destruía com as mãos e com os pés. Em nossas observações Violeta desenvolvia todas as habilidades físicas e motoras de acordo com a sua idade, descritas no Livro Desenvolvimento Humano.
2. Desenvolvimento Cognitivo:
Jean Piaget chamou a segunda infância de estágio pré-operatório ou pré-operacional, que ocorre entre dois e seis anos, esse período é composto pelo desenvolvimento da inteligência simbólica e representativa; o pensamento nessa faixa etária é egocêntrico, animista, a linguagem é também egocêntrica e socializada. Na parte afetiva e emocional a criança ainda não tem discernimento para