Trabalho de observação da criança na segunda infância
SEGUNDA INFÂNCIA
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de desenvolver o olhar critico na observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança e a relacionar prática com teoria.
Nesse trabalho foi feita a observação da criança na segunda infância em seu “ambiente natural” , observando os aspectos: físico, perceptual, cognitivo, linguagem e social.
Percebemos que as informações obtidas com a observação vão ao encontro de Papalia (2006).
Análise de dados
Ao analisarmos as informações obtidas na observação da criança percebemos que elas vão ao encontro do que diz Papalia, Olds & Feldmam(2006).
Pudemos ver que os aspectos físicos da criança observada são características da sua idade (segunda infância), como as habilidades motora gerais: correr e pular; e as habilidades motora refinadas: segurar brinquedos pequenos e uma colher ao comer.
Sua linguagem não está totalmente desenvolvida, mas podemos compreende-la suas vontades imediatas são melhor expressadas( pedindo para ir ao banheiro ou pedindo mais bebida) do que as espontâneas(falando durante a brincadeira).
Podemos perceber sua autonomia ao expressar seus desejos(pedindo mais bebida) e o seu autocontrole ao usar o banheiro.
A criança demostrou interação social com as outras crianças nas brincadeiras realizadas por elas, observando como as outras crianças brincavam ela as imitava e interagia.
Ao comer partilhou sua comida com outra criança, ela demonstrou altruísmo.
Teoria
Na segunda infância a criança se descreve falando principalmente sobre seus comportamentos concretos, suas características físicas, preferências, posses e pessoas ao seu redo, citando determinadas habilidades, geralmente com demonstrações.
A medida que o autoconceito das