Trabalho de Negociaçao
Campus – Goiânia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR
Plano de Internacionalização de empresas de Confecção Moda Praia do Ceará
Daniele Oliveira Mariano Simone Gomes Cardoso
Goiânia
2007
Introdução
Este Projeto tem como principio básico traçar um perfil de negociadores espanhóis e portugueses. Para isso estaremos colocando em pauta os aspectos culturais de ambos os paises, pois sabemos que toda negociação é ligada diretamente a cultura. Todos os países têm um conjunto de normas não escritas, cujo descumprimento poderá frustrar toda a estratégia de negociação.
Seria um melhor método se a pesquisa fosse feito in loco ou se já tivéssemos tido contato comercial com Portugal e Espanha. Como não é o caso estaremos utilizando três fontes referenciais de autores ou revistas, reportagens e outros para nos auxiliar no levantamento de possíveis perfis.
Aspectos Culturais de Negociação de Portugal
Para realizar negócios com Portugal é importante conhecer os aspectos culturais para o bom desempenho da negociação, uma vez que Portugal tem longa tradição no comércio internacional. A questão da língua de Portugal ser similar a língua do Brasil torna-se mais fáceis as negociações com empresários portugueses. Os portugueses são tradicionais, conservadores e valorizam mais o relacionamento com as pessoas. É importante estabelecer contatos pessoais. O vestuário deve ser discreto principalmente o das mulheres. As viagens de negócios devem ser planejadas com antecedência a fim de evitar deselegância com os anfitriões, prezam a pontualmente em seus compromissos e as negociações costumam ser longas. A