trabalho de natacao
Nome do aluno: Rafael Fernandes Pereira
Crawl
Posição do corpo:
No Crawl, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral (barriga para baixo). O rosto submerso, com água na altura da testa, olhando para frente e para baixo ao mesmo tempo.
Ação das pernas:
As pernas realizam movimentos alternados, iniciando a partir da articulação coxofemoral, em ritmo ativo e passivo. No ativo, o movimento é de cima para baixo, com a perna levemente flexionada e, com o pé ligeiramente voltado para dentro e o tornozelo relaxado concentrando a força no peito do pé; no ritmo passivo é o relaxamento do ativo, com extensão total da perna, até que o calcanhar atinja o nível da água. Deve-se dar muita importância a pernada de Crawl, pois da propulsão, ela é responsável pelo equilíbrio e sustentação.
Ação dos braços:
Os braços executam movimentos de rotação alternados e diferenciados, divididos em 4 fases. Na fase de pegada, a mão entra na água, ligeiramente inclinada para fora (+ 45° do nível da água) a partir do polegar e indicador, bem à frente da cabeça, na linha dos ombros, alongado em seguida o braço a uma distância máxima. A Fase de Puxada, após os braços entrarem na água, tem o padrão de um "S" alongado, realizando um pequeno movimento da mão para lateral (apoio), depois se aproximando do corpo (altura do quadril), mantendo o cotovelo alto, com o objetivo de "pegar grande quantidade de água em pontos diferentes” e, acelerando o movimento gradativamente.
Respiração:
A respiração em crawl é mais difícil de controlar porque implica a rotação da cabeça alternadamente à direita e à esquerda, o que perturba o equilíbrio da natação. A inspiração do ar deve ser muito rápida e ocorrer no final da impulsão do braço. A cabeça deve em seguida ser posicionada no prolongamento do corpo mais o mais rapidamente possível. Não é necessário retirar todo o rosto da água, apenas o suficiente para colocar a boca à superfície e poder inspirar. Também