Trabalho de mídia
UFG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
URUANA, 14 DE SETEMBRO DE 2014
ACADÊMICO: THIAGO PATRICK DE O. PIRES
PROF/ORIENTADOR: EURILES MONTEIRO
DISCIPLINA: CIDADANIA, MÍDIA E VIOLÊNCIA: LEVANDO A QUESTÃO PARA A ESCOLA
CURSO: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS
ATIVIDADE 3
A TV aberta é um dos principais meios de comunicação de nosso país, pois está em quase 99% das residências do Brasil. Atualmente, devido a presença dos canais fechados e, principalmente, a internet. Esse meio de comunicação tem sofrido quedas frequentes na audiência.
Consequentemente, baseado no texto base da disciplina em questão, percebemos que a TV não é tão inofensiva como se pensa. Ela tem caráter formador social, pois a grande maioria das pessoas ainda, utilizam-na como principal meio de informação, conhecimento e cultura. Ficando estagnado, muitas vezes, em uma concepção superficial de sociedade, não explorando de fato, o núcleo de determinadas notícias. Pois: “é por meio da comunicação que o mundo é simbolicamente construído” (BORGES, pág. 19).
Percebe-se, ao assistir um determinado programa jornalístico, que as noticiais ali prestadas, se assemelham, ou, são iguais a dos outros jornais, de outras emissoras. Isso acontece, pelo simples fato de que: a TV é de caráter público, porém, financiada pelas grandes empresas de nosso país, que visam o lucro imposto pelo capitalismo, ou seja: tudo que é exposto nas telas da TV é supervisionado por grandes empresários que determinam o que de fato pode ser passado ao telespectador.
Traduzindo em miúdos, o que financeiramente sustenta a ampla maioria dos veículos de comunicação e de jornalismo são as propagandas, espaços pagos para veiculação de anúncios que objetivam vender produtos, serviços ou ideias a um público consumidor específico que, no meio publicitário, é chamado de target. Alguns jornais, revistas e emissoras de televisão pagas obtêm renda extra por meio do sistema de assinaturas