Trabalho de Máquinas de Fluxo
650 palavras
3 páginas
1. INTRODUÇÃO A vibração é uma oscilação de um corpo em torno de uma posição de referência. Ela é um fenômeno quotidiano, nós a encontramos em nossas casas, durante viagens e no trabalho. A vibração é frequentemente um processo destrutivo, ocasionando falhas nos elementos de máquinas por fadiga (trincas, falhas por ruptura, etc). Um movimento vibratório é a resposta de uma máquina as forças dinâmicas que a excitam. A máquina vibra em várias frequências e estas vibrações se propagam por toda a máquina e estruturas próximas. Vibrações severas induzem desgaste e fadiga, que certamente são responsáveis por quebras definitivas dos equipamentos. A fim de evitar tais problemas o primeiro passo para identificar a fonte de vibração em uma máquina, é calcular as frequências esperadas de vibração quando a máquina estiver operando numa determinada rotação. A análise espectral revela as frequências nas quais os níveis de vibração variam significativamente. Estas frequências são correlacionadas com fenômenos mecânicos característicos, tais como: rotação de eixos (desbalanceamento, desalinhamento), engrenamentos, correias, ressonâncias, etc.
2. OBJETIVO Avaliar o desbalanceamento de eixos de acordo com parâmetros pré-estabelecidos na configuração do equipamento. Avaliar o desbalanceamento para 10Hz e 20 Hz comparando a aceleração de pico e o valor de RMS.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O desbalanceamento de massa é talvez a causa mais comum de vibração. A vibração causada pelo desbalanceamento normalmente domina o espectro e ocorre na frequência da rotação. Sua amplitude é proporcional a quantidade de desbalanceamento e ao quadrado da rotação. Normalmente, as maiores amplitudes são radiais, ou seja, horizontal ou vertical. Já nos rotores em balanço as amplitudes na direção axial podem ser grandes.
4. DESENVOLVIMENTO
4.1 Dados do Conjunto motor/mancal
- Motor: WEG W22 Plus 0,22KW
- Mancal com dois rolamentos e duas polias. Sendo uma das polias