Trabalho de musculação
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE – CE
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MUSCULAÇÃO
EQUIPE:
Mônica Vieira Novais
Monaliza Pereira Chaves
Regilânia de Sousa
S “7” Educação Física
Prof: Rogério Brayner
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2010
TRABALHO DE MUSCULAÇÃO
1. Quais os procedimentos a serem adotados quando um aluno procura um profissional de educação física para a prática de musculação?
R-
2. Explique e exemplifique o que você entende sobre:
R - a. Treinamento isométrico: O termo isométrico significa "mesmo comprimento". Esse tipo de contração muscular produz aumento de tensão, porém não há alteração no comprimento do músculo. Os aumentos de força induzidos por esta modalidade de treinamento são específicos ao ângulo articular exigido. O treinamento isométrico é considerado o que proporciona a contração máxima. A resistência oposicional é tão elevada que se equivalem a capacidade máxima de recrutamento de fibras e consequentemente de, um músculo, em condições normais, de gerar força. Por isso não há movimento.
b. Treinamento dinâmico e resistência variável e invariável: INVARIÁVEL - Treinamento dinâmico de resistência invariável implica que o peso ou resistência sendo levantado é constante e é mantido constante. Quando se usam pesos livres ou equipamentos, a resistência externa ou peso levantado é escolhido. Assim, treinamento dinâmico de resistência invariável descreve melhor este tipo de treinamento de força do que o antigo termo isotônico.
VARIÁVEL - O equipamento de resistência variável opera através de um braço de alavanca, engrenagem ou arranjo de polias. Seu propósito é alterar a resistência em uma tentativa de acompanhar os aumentos e diminuições da força (curva de força) ao longo de toda a amplitude do movimento do exercício.
c. Treinamento excêntrico: também chamado de treinamento de resistência negativa. Refere-se a uma ação muscular na