trabalho de microscopio
Introduo 2
Tipos de microscópio: 3
Constituição do microscópio óptico 5
Características do microscópio óptico 7
Características do microscópio electrónico 7
Cuidados a ter com o microscopio 7
Preparaçȃo Microscópica 7
Montagem da preparação 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introduo
O Presente trabalho iremos abordar acerca do microscopio.
Microscopio e o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minusculos. Os microscopios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciencia, como biologia, medicina,geologia e pesquisa cientifica em geral.
MICROSCÓPIO- é um aparelho utilizado para visualizar estruturas muito pequenas invisíveis a olho nú como as células.
O microscoópio foi inventado em 1590 por Hans Janssen, seu filho Zacharias e por holandes fabricante de óculos no final do séc XVI. O priméiro a fazer observações microscópicas de materiais biologicos foi o Antonie Van Leeuwenhoek em 1632 -1723.
Serve-se especialmente para os cientístas, que utilizam este instrumento para estudar e compreender os micriorganismos. Os instrumentos de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica, nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como: embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozoides presentes no sémen dos animais.
Tipos de microscópio:
Actualmealmente existem dois tipos de microscópio
Microscópio ópticos ou fotónico;
Microscópio eléctrico.
Microscópio óptico ou fonótico- é aquele que utiliza radiações luminosas na produção de imagens. Foi o primeiro micriscópio óptico construido no séc. VXIII pelo holandes Antony Von Leeuwenhoek.
A luz refletida pelo objecto, fortemente iluminado, atravessa um conjunto de lentes, indo produzir uma imagem com uma ampliação de 40 a 270 de diâmentro.
Nos centros de investigação científica são utilizados tipos especiais de microscópio óptico composto dotados