Trabalho de microeconomia
TRABALHO DE MICROECONOMIA AV1
ALUNA: DELARA CAVALCANTE EVA DAGNA FABRICIA MATOS SIMONE TOMAZ
PROFº: JORGE EDMUNDO
FORTALEZA
2010
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Autor – Rosseti 18º Ed
Capítulo - 08
5ª) Cite cinco rigorosas condições para que um mercado seja definido como de concorrência perfeita. E cite outras cinco, efetivamente opostas, para que se configure um caso de monopólio puro. Seria possível dar exemplos de mercado onde essas condições, rigorosamente, se verificam?
Cinco rigorosas condições de mercado definida como concorrência perfeita e seus exemplos são:
Atomização: O número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles possui condições para influenciar o mercado. Todos se submetem às condições estabelecidas. Nenhum tem poder para alterá-las.
Homogeneidade: O bem ou serviço, no mercado de produtos, ou o fator de produção, no mercado de fatores, é perfeitamente homogêneo. Nenhuma empresa pode diferenciar o produto que oferece. O produto vindo de qualquer produtor é substituído perfeito do que é ofertado por quaisquer outros produtores. Os fatores disponíveis são também perfeitos substituídos uns dos outros.
Permeabilidade: Não há quaisquer barreiras para entrada ou saída dos agentes que atuam ou querem atuar no mercado. Barreiras técnicas, financeiras, legais, emocionais ou de qualquer outra ordem não existem sob situação de perfeita concorrência.
Preço-limite: Nenhum vendedor de produto ou recurso pode praticar preços acima daquele que está estabelecido no mercado, resultante da livre atuação das forças de ofertas e de procura. Em contrapartida nenhum comprador pode impor um preço abaixo do de equilíbrio, o preço-limite é dado pelo mercado.