TRABALHO DE MIC DA GUIDA 1
Ao logo do trabalho vou abordar as causas, o tratamento, ciclo de vida do parasita, a progressão do sintomas, e o combate da malaria em angola entre outros.
A malária ou paludismo é uma doença infeciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito do gênero Anófeles fêmea.
A designação paludismo surgiu no século XIX, formada a partir da forma latinizada de paul, palude, com o sufixo -ismo. Malária é termo de origem italiana que se internacionalizou e que surge em obras em português na mesma altura. Termo médico tradicional era sezonismo, de sezão, este atestado desde o século XIII.[2] Existem muitas outras designações. A malária mata 3 milhões de pessoas por ano[1], uma taxa só comparável à da SIDA/AIDS, e afecta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. É a principal parasitose tropical e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países: (mata um milhão de crianças com menos de 5 anos a cada ano). Segundo a OMS, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem.
CLASSIFICAÇÃO
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a malária em “grave” ou “não complicada” Classifica-se como grave quando está presente ‘’qualquer um’’ dos seguintes critérios; caso contrário, é considerada não complicada.
Alteração do estado de consciência ou coma.
Fraqueza significativa, de tal forma que a pessoa não é capaz de caminhar.
Incapacidade de se alimentar.
Mais de dois episódios de convulsões em menos de 24 horas.
Choque circulatório e Pressão arterial baixa (inferior a 70 mmHg em adultos e 50 mmHg em crianças).
Respiração profunda (respiração acidótica).
Icterícia.
Insuficiência renal ou hemoglobina na urina (creatinina sérica > 265 mmol/L ou > 3 mg/dl).
Hemorragia espontânea, ou hemoglobina