trabalho de metodos de investigacao cientifica sobre mercados informais em Mocambique
O presente trabalho visa demonstrar como o mercado informar tem ganho maior espaço a nível nacional e sua contribuição na economia moçambicana.
O mercado informal envolve as actividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados, sem contribuir com impostos ao governo, mas existem vários tipos de mercado informal, que vão desde vendedores ambulantes, advogados, manicures e professores, até mesmo a grandes mercados informais como a pirataria de obras audiovideofônicas, tráfico de drogas, mercado da prostituição e da venda de armamentos ilegais. Tudo que é produzido pelo sector primário, secundário ou terciário sem conhecimento do governo (o governo não consegue arrecadar impostos e não são recolhidos os encargos sociais dos trabalhadores da informalidade
O que tem influenciado a pratica do desenvolvimento desta actividade em Moçambique é a elevada taxa de desemprego, a o baixo nível de escolaridade e a pobreza enfrentada pelos moçambicanos.
O Mercado informal constitui grande importância para o mercado de trabalho no sector informal apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do desenvolvimento.
Há diferenças entre o mercado formal e informal: O mercado formal é toda aquela actividade econômica que cumpre com as obrigações legais e fiscais, ou seja, arrecadam impostos e estão sob regulamentação. O mercdo informal é aquela que não conta com regulamentação alguma, por exemplo, os profissionais não têm registro em carteira de trabalho ou arrecadam qualquer imposto, como por exemplo, trabalhadores avulso, vendedores de rua etc.
2. Tema
Actividade Informal em Moçambique: Caso da cidade de Maputo no periodo de (2000-2010)
3. Justificação do problema
Grande parte da população moçambicana vive em situação difícil por isso recorrem a prática da actividade informal como forma de ganhar dinheiro. O objectivo principal dos que praticam esta actividade e de garantir a sua