Trabalho de Metodologia
Sendo assim, os alunos graduados das escolas jesuítas que queriam ter um ensino superior iam para a Universidade de Coimbra ou para universidades européias.
Houve várias tentativas de criação de universidade no Brasil, mas com a fuga da Coroa Portuguesa para o Brasil em janeiro de 1808, começou as formações de medidas políticas que quebrou o sistema colonial existente. Essa quebra serviu para que o estado se tornasse soberano, mas para isso era necessário uma clientela preparada para o que uma sociedade precisa: médicos, engenheiros, matemáticos, etc.
Assim, em 18 de fevereiro de 1808 é criado por decreto o Curso Médico de Cirurgia na Bahia e, em 5 de novembro do mesmo ano, é instituída, no Hospital Militar do Rio de Janeiro, uma Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica. Claro que não havia estrutura para ministrar as aulas, os professores davam suas aulas em lugares simplórios e improvisados, utilizava de meios próprios e acessíveis como livros, cadeiras, acessórios cirúrgicos.
Em 1810, por meio da Carta Régia de 4 de dezembro, é instituída a Academia Real Militar, inaugurada em abril do ano seguinte. Algumas modificações mais significativas parecem ocorrer com a criação dos cursos jurídicos, em 1827, Segundo João Roberto Moreira, esses dois cursos passam a ter grande influência na formação de elites e na mentalidade política do Império. Constituem, sem dúvida, centros