TRABALHO DE METODOLOGIA JONATAS
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Bolsa Família é um programa do Governo Lula de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Por ser um assunto polêmico no Brasil existem diversas opiniões contra e favoráveis.
3. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE:
Os que são contra a esse benefício acreditam que as famílias beneficiadas pela bolsa família traz certa dependência das famílias em relação ao Estado, usam argumentos falaciosos como “não se deve dar o peixe, deve-se ensinar a pescar”, mas contudo esses que são de opiniões como está não pensão que em quando foi criado esse programa de desenvolvimento foi para que as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza seria para diminuir a diferença na pirâmide social do Brasil.
4. JUSTIFICATIVA
Essa pesquisa foi escolhida para o esclarecimento do assunto e com isso mostrar porque foi feito, e que ainda muitas famílias são beneficiadas e conseguiram sair da pobreza e da miséria, e com isso a sociedade sendo beneficiada também. Nos últimos anos, observa-se a existência de muitas discussões e debates sobre o conteúdo e a eficácia dos programas de transferência de renda, em particular o Bolsa-Família, na redução da pobreza e promoção da cidadania. Este estudo sustenta-se fundamentalmente em duas premissas: a) na revisão da literatura cuja fundamentação teórica está baseada na pesquisa bibliográfica sobre direitos sociais, cidadania e programas de transferência de renda; b) na análise dos dados que descrevem os conceitos, valores, condicionalidades e resultados do Programa Bolsa Família.
5. OBJETIVOS:
O objetivo é mostrar que o Estado está tentando empregar o máximo dos recursos disponíveis para que possa assegurar um padrão de vida adequado para todos, por intermédio de transferências sócias.
A questão exposta neste estudo não está em debater se as transferências devem ser em dinheiro ou em espécie, pois, em algumas circunstâncias a