Trabalho de Metodologia da Ci ncia II
Pergunta: VANTAGENS E BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS NA GESTÃO DE EMPRESAS DE SHOPPINGS CENTERS COM A IMPLEMENTAÇÃO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE
Introdução: Diante dos escândalos corporativos referentes à manipulação de informações financeiras e contábeis, ocorridos entre as décadas de 90 e 2000, foi proposta nos EUA, pelo senador Paul Sarbanes e o deputado Michael Oxley, e promulgada pelo então presidente Jorge W. Bush, em 30 de julho de 2002, a Lei Sarbanes Oxley. O objetivo da lei era resgatar a confiabilidade e credibilidade dos investidores da Bolsa de Nova Iorque.
A confiança de investidores nas informações divulgadas por empresas norte-americanas foi abalada a partir de casos como os das empresas Enron e World Com, fazendo com que a Bolsa de Valores de Nova York, a Nasdaq, perdesse cerca de três trilhões de dólares em apenas três anos.
A Lei Sarbones-Oxley, mas conhecida como SOX visa garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, de modo a mitigar riscos inerentes aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes e assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.
A SOX possui três pilares fundamentais que norteiam e definem seus objetivos:
Primeiro Pilar: Formado pelo Conselho Administrativo, Comitê de Auditoria e Administração Executiva.
O Conselho Administrativo tem a responsabilidade de demitir ou admitir o Presidente da empresa, de monitorá-lo por meio de sua reputação, de verificar e fiscalizar se o Controle Interno está estruturado e se não há nenhum tipo de interferência no seu caminho até a Contabilidade e, também, a responsabilidade de não deixar que os acionistas pressionem excessivamente a Administração Executiva com metas absurdas e inatingíveis. É obrigação do Conselho zelar