trabalho de metodologia científica
01 – Diferenciar fontes primárias de fontes secundárias.
As fontes primárias se diferenciam das fontes secundarias da seguinte forma, respectivamente: compilada na ocasião pelo autor, transcritos de fontes primárias contemporâneas; feitos pelo autor, feitos por outros; compiladas após o acontecimento pelo autor, transcritos de fontes primárias retrospectivas; analisados pelo autor, feitos por outros.
02 – Explicar as características dos seguintes tipos de documentos escritos: documentos oficiais – parlamentares – jurídicos – fontes estatísticas.
Documentos oficiais: geralmente a fonte mais fidedigna de dados, dizendo respeito a atos individuais ou da vida política. Publicações parlamentares: em sua maioria são registros textuais das diferentes atividades das Câmaras e do Senado, dificilmente se questiona a sua fidedignidade, por serem feitas por grupo de taquígrafos qualificados e em alguns países disporem de fitas magnéticas para gravação das sessões. Documentos jurídicos: são fonte de informes do ponto de vista sociológico, mostrando os problemas sociais e a forma como a sociedade o regula o comportamento dos seus indivíduos, porem deve-se tomar cuidado pelo fato de a decisão jurídica poder estar viciada desde a sua base. Fontes estatísticas: os dados estatísticos são colhidos regular e intervaladamente, pode abranger a totalidade da população ou uma amostragem dela, recolhendo dados semelhantes em locais diferentes. Elas são mais abrangentes e menos precisas devido a erros por negligência, forma de coleta de dados, definição dos termos, informações recolhidas dos interessados. As principais formas pelas quais a estatística pode ser utilizada pelos pesquisadores são: correlação entre uma pesquisa limitada e os dados censitários, estudo baseado exclusivamente na análise e interpretação de dados existentes, utilização dos dados estatísticos existentes para a verificação de uma teoria social.
03 – a) O que é uma pesquisa