Trabalho de Metalografia do Aço 8640
SAE 8640
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
DESCRIÇÃO DOS ENSAIOS 5
Ensaio de Tração 5
Ensaio de Dureza 5
Ensaio de Impacto Charpy 8
Micrografia 9
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 11
CÁLCULOS 17
GRÁFICO 18
FOTOS 20
CONCLUSÃO 22
BIBLIOGRAFIA 24
INTRODUÇÃO
Os ensaios mecânicos mais comuns consistem em ensaio de tração, de compressão, torção, flexão, fluência, fadiga, impacto, dureza, tenacidade à fratura, entre outros. Este trabalho elucida a realização de um Ensaio de Tração, Dureza, tenacidade a fratura e metalografia em um aço SAE 8640. Também serão relacionadas às características mecânicas do material SAE 8640, como dureza e tenacidade a fratura e o seu comportamento durante o ensaio de tração, sendo criado um paralelo entre os valores reais de módulo de elasticidade e a tensão de escoamento obtida no ensaio com os valores encontrados na literatura.
OBJETIVOS
Analisar a catalogar o comportamento do material SAE 8640 através de diversos ensaios, destrutivo e não destrutivos, observando seu comportamento e valores obtidos com os dados levantados na revisão bibliográfica, elencando também os conceitos numéricos com sua estrutura metalográfica e tamanho de grão.
DESCRIÇÃO DOS ENSAIOS
Ensaio de Tração
O Ensaio de Tração consiste em submeter um corpo de prova com seção uniforme a um carregamento crescente até sua ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio. A aplicação de uma força axial de tração num corpo preso produz uma deformação no corpo, isto é, um aumento no seu comprimento com diminuição da área da seção transversal. Este aumento de comprimento recebe o nome de alongamento ou deformação. A Figura 1 apresenta um desenho esquemático do ensaio, evidenciando o Lo (comprimento inicial) e o So (diâmetro inicial).
Figura 1: Desenho esquemático representando um ensaio de tração.
Após a aplicação da força de tração, acontece a ruptura do material. A partir dos