Trabalho de meios de contraste
Meios de Contraste
HIPERTIROIDISMO
Hipertiroidismo significa qualquer condição na qual existe um excesso de produção de hormônios tireoidianos.
A causa mais comum é quando toda glândula encontra-se exageradamente ativa, produzindo uma excessiva quantidade de hormônios. Pode ser aguda (quando se produz durante um curto período de tempo) ou crônica (quando o problema se prolonga ao longo do tempo).
Em 70 a 80% dos casos, deve-se a uma doença autoimune conhecida como doença de Graves, um transtorno do sistema imunitário que ataca a glândula tiroide, causando uma produção excessiva de hormonas. Afeta, sobretudo, mulheres adultas, apesar de também poder afetar homens. Pode ser desencadeada pelo consumo de tabaco, por radiações no pescoço ou alguns vírus.
Existem outras causas que podem estar na origem do hipertireoidismo: tumores na glândula tiroide ou nos ovários e testículos, inflamação da tiroide por infecção viral e ingestão excessiva de iodo ou de hormonas tireoidianos através de alimentos ou suplementos.
Causando assim seguintes sintomas, ansiedade, perda de peso aumenta de apetite, fadiga, intolerância ao calor, diarreia, alterações oculares.
INSUFICIÊNCIA RENAL
Algumas das funções dos rins são remover substâncias indesejáveis, e reabsorver substâncias desejáveis (ex.sódio), excreta outras desnecessárias (ex. ureia) e secreta hormônios, como a eritropoietina que estimula a produção de glóbulos vermelhos.
A insuficiência renal se caracteriza pela perda maior ou menor da sua função, ou seja, qualquer desequilíbrio, o rim não é mais capaz de realizar suas atividades de maneira satisfatória, uma análise mais profunda nos permite afirmar o nível da perda da sua capacidade, que se da através da estimação da taxa de filtração glomerular.
Insuficiência Renal Aguda (IRA)
Consiste na desidratação, perda de sangue ou plasma, ou seja, pela falta de volume de líquido circulante, de forma brusca a IRA é dividida em três etapas: pré-renal