trabalho de mcp
Sabe-se que é necessário a busca pelo direito na antiguidade para poder estudá-lo, compreendê-lo nos dias atuais, e melhorá-lo posteriormente. O direito se encontra presente desde os tempos antigos, quando surgiu a necessidade de administração de um estado e foi evoluindo com o tempo. O direito está no estado como forma de proteção em relação aos valores e princípios do mesmo, através de um ordenamento jurídico próprio composto por normas. Porém tais valores não estão plenamente amparados por essas normas, visto que elas são editadas em função do ambiente social em que se encontram, e este está em constante mudança. Portanto as normas vão conhecendo suas alterações de acordo com a época e suas exigências.
Desde a formação dos primeiros grupos na civilização grega, surgiu a necessidade de regras para a convivência entre os indivíduos, mesmo que de forma simples e informal. Na medida em que a população foi aumentando, foi de grande indispensabilidade da sistematização do direito para uma compreensão comum dos homens em relação aos seus desejos.
O grandioso legado Grego ao âmbito do direito foi a agilidade e a praticidade com que os gregos atendiam aos seus interesses. Desenvolveram as formas consensuais de trocas, ou seja, os contratos e influenciaram a flexibilidade do direito romano. Porém a maior herança deixada pela civilização grega foi a propagação do helenismo que consistia no fundamento da democracia, e em geral ideais de liberdade e igualdade que souberam usar a seu favor.
“A escritura das leis na Grécia, todos sabem, resulta de processos revolucionários. Transformada a composição dos grupos de poder, fazem-se as leis fundamentais, as ‘constituições’. Assim é que as leis e constituições de Dracon(621 a. C.), em Atenas, põem fim à solidariedade familiar e obrigaram ao recurso aos tribunais nas disputas entre clãs. O grande propósito é abolir a justiça