Trabalho de Materiais Eletroeltronico etapa 1e2
2395 palavras
10 páginas
Trabalho de Materiais EletroeltrônicoOs transformadores são constituídos de enrolamentos primário, secundário e o núcleo.
O Enrolamento Primário de um trafo simboliza o a bobina responsável por receber a tensão elétrica que será transformada no Enrolamento Secundário, estes dois enrolamentos, comumente chamados de bobinas, envolvem um material ferromagnético, o Núcleo.
O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética.
Uma bobina, quando percorrida por uma corrente elétrica alternada, dará origem a campo magnético variável, em função da variação da corrente. Para que haja um funcionamento eficaz, é necessário que seus componentes sejam prensados e devidamente calçados, a fim de suportarem as mais diferentes condições ambientais a que são submetidos.
Os enrolamentos são constituídos de fios de cobre, de seção retangular ou circular, isolados com esmalte ou papel. Enrolamentos de um transformador:
O núcleo é constituído de lâminas de material ferromagnético, contendo em sua composição o silício, que possui excelentes características de magnetização (temporário), baixas perdas por histerese e por mudança de temperatura. O empilhamento das lâminas, isoladas entre si e do núcleo, é feito para minimizar a ação das correntes parasitas provenientes da variação de fluxo ocorridos sobre o material, que é condutor.
PRINCIPAIS LIGAS METÁLICAS USADAS NO TRANSFORMADOR
Os transformadores convencionais possuem seus núcleos construídos por chapas de FE-SI de grãos orientados, recortados de forma que possam receber enrolamentos. Esses núcleos são dimensionados em função do tipo de potência do transformador e tem a função de criar um circuito magnético para que haja a circulação do fluxo. As chapas são fabricadas com espessuras especificas. Os núcleos são constituídos dos seguintes elementos:
Ferro e silício
Ferrite
Epóxi com esmalte vinilico
Ligas amorfas
Para altas frequências é utilizado o ferrite.
Em