Trabalho de materiais dentarios
Ligas à base de Cobre: Apesar de o bronze ser tradicionalmente definido como uma liga rica em cobre existe uma liga cobre-estanho, com ou sem outros elementos como o zinco e fósforo. Podem conter também alumínio, silício e berílio.
Ligas de Níquel-Cromo e Cobalto-Cromo: A metalurgia das ligas Elgiloy é complexa. Apesar dessa liga conter alto teor de cobalto e cromo, ela contem pequenos percentuais de ferro e nenhum berílio.
Ligas de Prata-Paládio: Essas ligas são brancas e predominantemente compostas de prata, mas com uma substancial quantidade de paládio (pelo menos 25%), que fornecem nobreza e promove resistência ao desgaste. Elas podem ou não conter cobre e uma pequena quantidade de ouro.
Ligas de Ouro-Paládio-Prata: Podem apresentar baixo conteúdo de prata e alto conteúdo de prata.
Ligas de Ouro-Paládio, Paládio-Ouro, Paládio-Ouro-Prata, Paládio-Prata,
Paládio-Cobre-Gálio, Paládio-Gálio-Prata: São ligas nobres usadas pra confecção de casquetes para porcelana (prótese métalo-cerâmicas).
2) Polímeros Odontológicos: As resinas sintéticas são usadas em uma variedade de aplicações na Odontologia. Em prótese ela abrange: em prótese total e parcial (bases, reembasadores) e resina para confecção de facetas e coroas (cerômero). As resinas odontológicas são usadas principalmente para restaurar ou substituir estruturas dentárias e dentes perdidos. Elas podem ser unidas com outras resinas diretamente à estrutura dental ou a outros materiais dentários.
3)Porcelanas (cerâmica): Podem consistir principalmente em vidros, porcelanas, cerâmicas vítreas ou estruturas altamente cristalinas. Elas possuem propriedades químicas, físicas e térmicas que as distinguem de outros materiais, tais como metais e resinas acrílicas.
A maioria das cerâmicas é composta de oxigênio com metais leves ou semi metais, mas geralmente são de natureza não metálica. As cerâmicas odontológicas são estruturas não metálicas, inorgânicas e contém principalmente,