trabalho de matemática financeira
Partindo dessa afirmação, elabore um texto...
1- Apontando os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização – simples e composta –, considerando, no dia a dia das empresas, tanto a aplicação quanto a captação de recursos
2- Posicionando-se sobre o regime de capitalização mais adequado à aplicação e à captação de recursos pela empresa.
Neste trabalho trataremos da transformação do valor do dinheiro no tempo a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo. Apontaremos os pontos positivos e negativos das formas de regime de capitalização, simples e composta, considerando a oferta de recursos e posicionando -se sobre o regime de capitalização mais adequado à aplicação e à captação de recursos pela empresa
Justificativa
Os administradores financeiros e os investidores defrontam com oportunidades de obtenção de taxas de retorno positivas em suas aplicações de fundos, seja em projetos de investimento atraentes, seja em títulos de depósitos. Portanto, a distribuição de entradas e saídas de caixa no tempo apresenta consequências econômicas importantes, que os administradores reconhecem explicitamente no valor do dinheiro no tempo. (LAWRENCE J. GITMAN, 2005, p. 130).
Portanto o objetivo principal do presente trabalho é compreender a importância das técnicas de cálculos do valor do dinheiro no tempo, abordando seus conceitos e diferenças, e a capacidade de aplica-las como forma de ferramenta a ser utilizado por administradores s em suas tomadas de decisões no dia- a- dia das empresas.
Desenvolvimento
O regime ou sistema de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital. As diferentes formas de geração dos rendimentos (juros) é que denomina os regimes de capitalização. Estes estão em duas modalidades:
JUROS