TRABALHO DE MATEIRIAS
TRaBALHO DE MATERIAIS
CONCRETO AUTO DENSAVEL
O QUE É
Um concreto só pode ser definido como sendo auto-adensável se possuir três características: fluidez, habilidade passante e resistência à segregação.
A propriedade dita como fluidez é caracterizada pela capacidade que a mistura tiver de fluir dentro da fôrma e preencher todos os espaços. Habilidade passante é a capacidade que o concreto tem de escoar sobre a forma, passando pelas armaduras, sem apresentar obstrução do fluxo ou segregação. E resistência à segregação é a propriedade que define a capacidade do CAA de se manter coeso ao fluir dentro das fôrmas, passando ou não por obstáculos (TUTIKIAN & DAL
MOLIN, 2008).
Segundo Tutikian & Dal Molin (2008), a característica de habilidade de preencher as fôrmas sem o surgimento de bolhas de ar ou falhas de concretagem, seja um CAA ou não, é um dos principais fatores que influenciam na qualidade final do concreto endurecido. O concreto auto-adensável não pode depender de vibração externa para cumprir seu papel. O uso de qualquer tipo de vibração é estritamente proibida no CAA. Seu único meio de adensar é através do seu próprio peso, pela ação da força da gravidade. Uma ressalva se faz na propriedade de resistência á segregação. Quando o concreto escoa dentro da forma atravessando obstáculos, não deve segregar. Pode-se observar que, uma mistura pode estar aparentemente coesa e quando lançada apresentar segregação. Portanto, se faz justo a utilização dos ensaios no estado fresco para se constatar que não é apresentada nenhuma segregação.
1) Abordagem histórica do material.
A partir