Trabalho de marketing e vendas
O networking é meio de contato das pessoas certas para o momento certo. É a qualidade de seus contatos que irá determinar o nível de sua rede de relacionamentos, é não a quantidade de pessoas que você conhece. E sim a qualidade de seus contatos.
A essência do seu network deve ser valorizar cada pessoa que você conhece, dar destaque a todas as pessoas independente da sua classe ou condição social, postura hierárquica.
Dicas e sugestões para cultivar e manter um bom networking de qualidade:
Selecione os contatos: Procure manter contato com pessoas que sejam realmente relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Não deixe de fazer colegas e amigos. No entanto, esqueça aquele colega de curso que pediu seu e-mail apenas para enviar piadas e correntes. Ele não quer nada mais do que ser popular.
Conheça novas pessoas.
Crie um cartão pessoal sem o telefone pessoal, e coloque-o apenas no momento de entregar o cartão para o cliente.
Mantenha contato com pessoas e instituições que podem ser importantes para você.
Mantenha uma postura de articulador, aproximando pessoas de interesse comum.
Seja um facilitador e solucionador de problemas.
Manter um e-mail atualizado e fazer contato com as pessoas não apenas por interesse.
Esteja visível: Ser encontrado é uma forma fácil de ser lembrado. Portanto, cuide de sua reputação on-line. Ter um blog ou um perfil no LinkedIn é muito importante também para o networking.
Organize sua rede: Ter seus contatos espalhados gera confusão e pode causar embaraços. Por isso, mantenha os dados das pessoas que você conhece em um único lugar. No celular ou no computador, não importa. O que interessa é que esses dados precisam ser facilmente acessados e atualizados.
Seja sincero: Manter uma aparência é algo muito difícil e requer muito jogo de cintura. A melhor coisa a se fazer em contatos pessoais ou on-line é ser sincero. Você não sabe quando será a próxima vez que