Trabalho de Maleabilidade e Ductibilidade
Significado
É a capacidade de determinadas substâncias sólidas de sofrer permanentes mudanças de forma sem quebrar. Um pedaço de cobre, por exemplo, pode ser estirado para formar um fino fio. Mas a forma de um tijolo não pode ser permanentemente mudada, a menos que ele seja quebrado.
O material é classificado como dúctil, quando submetido a ensaio de tração, apresenta deformação plástica, precedida por uma deformação elástica, para atingir o rompimento.
Ex.: Aço, Cobre, Latão, Alumínio, Bronze, Níquel, etc.
A ductilidade consiste na capacidade de um material, especialmente de certos metais tais como o cobre, sofrer deformação plástica sem rotura nemfissuração. Tal deformação tem o nome de plástica, em contraposição com a deformação elástica. Os metais são substâncias extremamente dúcteis, podendo ser estriados em fios, martelados ou laminados em finas folhas, sem se partirem.
A ductilidade é geralmente avaliada pela extensão após rotura ou pelo coeficiente de estrição, do ensaio de tração ou pelo raio ou ainda pelo ângulo dedobragem no ensaio de dobragem.
Maleabilidade
A maleabilidade juntamente com a ductilidade consiste na propriedade que apresentam os corpos ao serem moldados por deformação. A diferença éque a ductilidade se refere à formação de filamentos e a maleabilidade permite a formação de lâminas delgadas do material sem que este se rompa, tendo em comum que não existe nenhum método para quantificá-los.
O elemento conhecido mais maleável é o ouro, que se pode manusear até dez milímetros de espessura. Também apresenta esta característica, emmenor escala o alumínio, tendo-se popularizado o papel de alumínio para a conservação dos alimentos.
Em muitos casos, a maleabilidade de uma substância metálica aumenta com a temperatura. Por este motivo, os metais são trabalhados mais facilmente a quente.
maleabilidade. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-10-26].
Disponível na www: .
Ductilidade: