Trabalho de maio ambiente
Há cerca de 100 anos não era utilizada a eletricidade. As atividades humanas estavam centralizadas na agricultura, onde se aplicava o trabalho humano e o animal. O mesmo se passava com outras profissões. A comunicação entre as pessoas era lenta, de voz a voz ou através de mensageiros a pé ou a cavalo ou, enfim, por barco. A deslocação das pessoas também era lenta e feita pelos mesmos meios.
A iluminação era natural ou feita com a queima de óleos, por exemplo, de baleia (o que originou um grande desbaste da população destes animais) ou, mais recentemente, queima de gases.
O aquecimento era feito com queima de lenha, assim como a cozedura dos alimentos. Os vestuários eram feitos manualmente.
A invenção do gerador elétrico veio alterar todo este modo de vida. A invenção do telefone por Bell tornou a comunicação à distância praticamente instantânea. A invenção da luz elétrica por Edison melhorou a qualidade de vida e a possibilidade de trabalhar nos períodos noturnos. O motor elétrico desenvolveu as indústrias e os transportes, o fonógrafo, o rádio e a televisão revolucionaram as comunicações. A eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano.
PRINCIPAIS HIDRELÉTRICAS E LOCALIZAÇÕES
Usina Hidrelétrica de Itaipu - Rio Paraná, 12.600 MW
Usina Hidrelétrica de Tucuruí - Rio Tocantins, 4.245 MW
Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira - Rio Paraná, 3.444 MW
Usina Hidrelétrica de Xingó - Rio São Francisco, 3.000 MW
Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV - Rio São Francisco, 2.460 MW
Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Rio Paranaíba, 2.082 MW
Usina Hidrelétrica de São Simão - Rio Paranaíba, 1.710 MW
Usina Hidrelétrica de Foz do Areia - Rio Iguaçu, 1.676 MW
Usina Hidrelétrica de Jupiá - Rio Paraná, 1.551 MW
Usina Hidrelétrica de Itaparica - Rio São Francisco, 1.500 MW
Usina Hidrelétrica de Itá - Rio Uruguai, 1.450 MW
Usina Hidrelétrica de Marimbondo - Rio Grande, 1.440 MW
Usina Hidrelétrica de