Trabalho de macroeconomia
Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superavit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um deficit.[1] Normalmente uma balança comercial deficitária implica uma balança corrente também ela deficitária, pois balança comercial é a componente com maior peso na balança corrente. Contudo, o défice comercial pode ser compensado com os superavites das restantes balanças correntes. Tal foi o caso de Portugal durante largos anos com as remessas dos emigrantes, que são contabilizadas na balança de transferências correntes.
À razão entre as exportações e importações dá-nos a taxa de cobertura das importações pelas exportações, ou, simplesmente, taxa de cobertura. Esta taxa indica-nos em que percentagem as exportações pagam as importações.
Exportação Indireta
A exportação pode ser caracterizada como 'direta' e 'indireta'. A exportação direta ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo.
Exportação indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente.
Esta forma de provimento do mercado internacional é adotada normalmente por companhias de pequeno ou médio porte, e pode ocorrer através de: * uma comercial exportadora; * uma "trading company": sociedade anônima, com capital mínimo integralizado de 1 milhão de Reais, cujo papel é não só comprar produtos para exportar, mas assessorar uma empresa que deseja exportar seus produtos, mediante pagamento de comissão; * uma cooperativa (setor rural); * um