trabalho de Lâminas exemplo
HISTOLÓGICAS
PROFESSOR: CESAR
MATÉRIA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
ALUNOS: ADRIANA APARECIDA DO NASCIMENTO RA: 2953589977 ERICA DE OLIVEIRA PAIVA RA: 9855493799 JAQUELINE MENINO DOS SANTOS RA: 9911173879
Sumário
INTRODUÇÃO 2
METODOLOGIA 2
DESENVOLVIMENTO 2
CONCLUSÃO 2
Bibliografia: 2
INTRODUÇÃO
A histologia surgiu no século XVI, quando os cientistas da época inventaram o primeiro microscópio. Era algo rudimentar, pouco preciso para fazer estudos mais detalhados, porém, com o avanço da tecnologia, o surgimento do microscópio eletrônico ajudou muito os histologistas.
Histologia significa o estudo biológico dos tecidos vivos de vegetais e animais. O termo vem do grego hydtos (tecido) + logos (estudo) e são analisados quesitos como função, estrutura, origem, evolução, etc.
Histologia Animal
- Tecido Epitelial (epitélio)
- Tecido Adiposo
- Tecido Conjuntivo
- Tecido Cartilaginoso
- Tecido Muscular
- Tecido Ósseo
- Tecido Nervoso
- O sangue
A observação de tecidos ao microscópio óptico é feita por transparência e os tecidos observados devem ser submetidos a cortes finíssimos, para que a luz possa atravessar toda a camada de células e gerar uma boa imagem. Para esse tipo de corte, o tecido deve ser incluso em um bloco de parafina para ser cortado num micrótomo. Depois de cortado, retirada a parafina e colocado numa lâmina, o corte é fixado (para não se deteriorar) e corado. O uso de corantes (como Azul de Metileno, Fenolftaleína) ajuda na identificação de determinadas partes das células.
Porém o processo completo da preparação de lâminas histológicas implica uma serie de procedimentos técnicos que envolvem enumeras etapas, materiais e substâncias, como veremos a seguir.
METODOLOGIA
O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa à internet, utilizando o Google Chrome como ferramenta de pesquisa. Para a introdução a palavra chave foi “histologia” e para o desenvolvimento “como preparar lâminas histológicas”.