TRABALHO DE LUTAS
ARTES MARCIAIS, LUTAS E ESPORTES DE LUTAS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
ARTES MARCIAIS, LUTAS E ESPORTES DE LUTAS
A palavra luta tem procedência do termo grego Palé, que deu origem a lucta, o Palé era uma modalidade de combate em que os adversários se confrontavam com objetivo único de derrubar o adversário no chão (AMADOR apud FABIANO, 1994), um dos principais objetivos da Luta é fazer com que os indivíduos respondam harmonicamente às situações de conflito (TABOADA apud FABIANO, 1995). De acordo com os parâmetros curriculares nacionais o conceito de luta consiste em “disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa”.
Os confrontos de antigamente, passaram a ser utilizados como jogos, que representavam o perfil da cultura local. Alguns destes jogos tornaram-se institucionalizados, o que poderemos considerar hoje como Esportes de Luta (SOUZA JÚNIOR apud FABIANO, 2010). Os esportes de lutas são esportes competitivos de contato onde dois combatentes lutam um contra o outro usando certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo a corpo verdadeiro (SOUZA JÚNIOR apud FABIANO, 2010), caracterizando assim sua diferença entre “LUTAS e ESPORTES DE LUTA”.
Ao longo da evolução humana as lutas tiveram várias funções e aplicações para o homem. Essas funções e aplicações variaram em cada momento ou em cada região do planeta, mas de uma maneira geral podemos dizer que as lutas surgiram com uma necessidade, pois era utilizada para a defesa pessoal e/ou de territórios. Desde a pré-história as lutas serviram como meio de sobrevivência para o homem, literalmente o homem lutava pela vida, pois seu ambiente era muito adverso. Necessitava se alimentar, caçar, pescar, proteger seus semelhantes, combater outras tribos de homens