Trabalho De Ludicidade Pronto ATPS
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Helena Rodrigues Castanheda
Alunos:
R.A: 6790398536
Valéria Marques da Silva
R.A: 6782383652
Pedagogia
EDUCAÇÃO LÚDICA
SANTO ANDRÉ
PROFESSOR - TUTOR A DISTÂNCIA: Ilza Elena Donato
4º SEMESTRE
Introdução
•
Os jogos e brincadeiras propiciam relações cognitivas e afetivas que influenciam no amadurecimento emocional e construção da socialização infantil. Quando a criança está entretida com o brinquedo, pela brincadeira ou pela atividade lúdica, é um momento precioso, no qual ela observa e mantém a atenção concentrada.
•
Tão importante para as crianças, quanto se alimentar e crescer são as atividades lúdicas presentes no seu cotidiano que vão além do divertimento. Além de ser indispensável à saúde física, emocional e intelectual, mantém o equilíbrio com o mundo, propicia um aprendizado ativo. A ludicidade faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório, não importando apenas o resultado, mas todo processo vivenciado.
"Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora, a argila de que és feito já secou e endureceu e nada mais poderá despertar em ti o místico adormecido ou o poeta ou o astrônomo que talvez te habitassem" (Exupéry)
CINCO MARIAS:
O jogo tem vários nomes ao redor do país: três Marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara.
É um jogo de Coordenação motora, Agilidade, e Velocidade.
Idade: a partir de 4 anos.
Participantes: a partir de duas pessoas.
Acessórios: no mínimo três, até cinco saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro.
Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro