Trabalho de Logística Integrada
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO LOGÍSTICO INTEGRADO
CARLOS ERICER MARTINS
EDUARDO DO CARMO DA ROSA
CRISTIANO SIRID FINKLER
TURMA: M44
SANTA CRUZ DO SUL, JUNHO DE 2015.
1. Defina nível de serviço logístico num mundo globalizado?
Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. O nível de serviço logístico é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos seus clientes para assegurar sua fidelidade. Como o nível de serviço logístico está associado aos custos de prover esse serviço, o planejamento da movimentação de bens e serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento de seus pedidos. Em uma visão moderna se reconhece que a escolha do cliente é influenciada pelos vários níveis de serviços logísticos oferecidos. Pode ser um elemento promocional tão importante quanto desconto de preço, propaganda ou vendas personalizadas.
Transporte especial, maior disponibilidade de estoque, processamento mais rápido de pedidos e menor perda ou dano de transporte, geralmente, afetam positivamente aos clientes e, logo, às vendas.
2. Ao enviar produtos para seus depósitos, para os distribuidores e para os clientes, a empresa pode escolher entre cinco modos de transporte, quais são eles e sobre cada um comente uma vantagem e uma desvantagem no uso destes modais?
Rodoviário: Vantagem: serviço porta-a-porta (dispensando várias cargas e descargas entre origem e destino – como é comum nos modais aéreo e ferroviário).
Desvantagens: custos adicionais desnecessários oriundos das malhas rodoviárias no Brasil de péssima qualidade, custo alto dos combustíveis e má qualificação da mão-de-obra (Motoristas).
Ferroviário: Vantagem: Adequado para longas distâncias e grandes quantidades;