trabalho de logistica
Professora Sandra
Henrique Soto e Jessica Santos
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Resumo dos fundamentos de Sistemas de Informação
Porto Alegre
26/09/2014
Um conjunto de partes interagentes e interdependentes que juntas formam um todo unitário com uma finalidade comum, isto é o conceito de sistemas.
Quando um sistema alcança o seu equilibro dinâmico, ele estabiliza o seu funcionamento, o seu status que é interno e a rotina é mantido. Este equilíbrio é chamado de homeostasia.
Nós temos 05 tipos de classificação de sistemas.
Semelhanças e diferenças – Concretos e abstratos
Origem – naturais e artificiais
Meio-ambiente – aberto e fechado
Arranjo – centralizado e descentralizado
Comportamento – determinístico e probabilístico
Hierarquia - humano
Até um liquidificador pode ser considerado um sistema. Veja se as partes do liquidificador não fossem complementadas, então não haveria um sistema, por exemplo, se o copo fosse de uma marca, e o corpo de outra, outra sim não poderíamos chamar de conjunto de sistemas, e nem poderia ser chamado de “liquidificador” se fosse comprado assim seria imediatamente devolvido a loja.
Tem também a abrangência do sistema que é no caso a englobação dos conjuntos de partes até um determinado ponto, sendo que outras partes ficam de fora desse sistema, por exemplo, o cabo do plug de energia pertence ao liquidificador, mas a tomada de energia não pertence a ele é está fora desta abrangência.
E é praticamente automático que cada pessoa que lida com estes serviços sempre enfatiza uma parte do sistema, por exemplo, um aluno com problemas na circulação dará maior atenção ás artérias e as veias, já um aluno com problemas de coração dedicará a este órgão maior atenção.
Para entender adequadamente um sistema precisamos entender a finalidade do mesmo, compreender quais são as suas partes, entender como se