Trabalho de Liturgia
GROSSO
ADRIANE MARTINS DA SILVA
LITURGIA DAS IGREJAS
Cuiabá
2015/1
Adriane MARTINS DA SILVA
LITURGIAS DAS IGREJAS
Trabalho apresentado ao SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DE MATO GROSSO para a disciplina Liturgia.
Prof. Damares
Cuiaba
2015/1
Liturgia da Igreja Luterana
Os alemães chegaram ao Brasil a partir dos anos 1820, alguns vieram para o Rio de Janeiro na cidade de Nova Friburgo e outros foram para o Rio Grande do Sul. Trouxeram consigo sua tradição litúrgica.
A Igreja Luterana no Brasil acha representada por dois segmentos: a Igreja Evangélica Confissão Luterana no Brasil - (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil - (IELB)
A IECLB veio diretamente da Alemanha e a IELB veio por intermédio de missionários, através da América.
Mas, o que está acontecendo em relação à liturgia luterana?
- há pouco tempo foi editado o Livro de Culto da IECLB - ED. SINODAL, que contem sugestões para liturgias que celebram o ano eclesiástico e também para cultos temáticos.
- existe também material litúrgico de apoio a comunidade, que dão importância a produção de cantos brasileiros e da América Latina, para que haja uma contextualização do culto em terras brasileiras.
Na IELB, em 2002 havia uma comissão estudando possível mudanças na liturgia produzida nos anos 80 . O Hinário Luterano de 1986, na nova proposta procurou ficar mais perto da liturgia histórica.
Em outubro de 2000 foi aprovada a nova ordem do culto pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em seu XXI Concílio da Igreja, sediado em Chapada dos Guimarães. Como não há uma unidade litúrgica entre os luteranos essa ordem não deve ser generalizada entre todas as igrejas. A ordem é a seguinte:
1. Liturgia de abertura
• Acolhida
• Cântico de entrada
• Saudação (apostólica ou trinitária)
• Confissão de pecados (de várias formas)
•