Trabalho De Literatura
Nome: Vitória Litieli da Silva Cunha
Turma: 302
Data: 30/06/15
Vida
Fernando Pessoa (1888-1935) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa.
Durante sua vida, trabalhou em vários lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, entre outros, e ao mesmo tempo produzia suas obras em verso e prosa.
Fernando faleceu em Lisboa, com 47 anos de idade, vítima de uma cólica hepática causada por um cálculo biliar.
Principais Obras
Obras de Fernando Pessoa:
Do Livro do Desassossego
Ficções do interlúdio: para além do outro oceano Na Floresta do Alheamento
O Banqueiro Anarquista
O Marinheiro
Por ele mesmo
O Marinheiro
Um dos raros textos dramáticos de Fernando
Pessoa, O marinheiro fala do sonho e de lugares e vidas imaginadas que se tornam presentes pela força da palavra de quem os cria e de quem ouve falar deles.
Três jovens conversam suavemente. Velam uma moça. A noite custa a passar e as histórias fazem passar o tempo. Imóveis, conversam. Lembram do passado como de uma época feliz. Mas teria sido mesmo assim? Além-mar, um marinheiro perdido constrói para si um novo passado e povoa o silêncio desse encontro. Uma das jovens tece esse relato com sentimentos delicados como os matizes de uma bela e trabalhosa tapeçaria. A encenação, investindo na imobilidade das atrizes e no movimento proporcionado pelas imagens das palavras, coloca-as sentadas em cadeiras giratórias que estão sobre um palco também giratório. Assim, a vertigem proporcionada pelo envolvimento que a história cria, adquire concretude no giro que se acentua ou se atenua de acordo com o andamento do espetáculo.