Trabalho de Lingua
Introdução
Neste Trabalho Falaremos Sobre como em qualquer país africano, a população de Angola é na essencial constituída pelos povos africanos residentes no seu espaço. A implantação geográfica destes povos, hoje designados como etnias, no fim da era colonial depreende-se do mapa constante desta página; apesar das vicissitudes das décadas pós-coloniais, esta distribuição espacial continua na essencial inalterada.
Desenvolvimento
Como em qualquer país africano, a população de Angola é na essencial constituída pelos povos africanos residentes no seu espaço. A implantação geográfica destes povos, hoje designados como etnias, no fim da era colonial depreende-se do mapa constante desta página; apesar das vicissitudes das décadas pós-coloniais, esta distribuição espacial continua na essencial inalterada. Convém reter que, em termos globais, a esmagadora maioria dos angolanos – da ordem dos 90% – é de origem bantu. Existem ainda pequenos grupos de khoisan. Importa mencionar a existência de uma população branca, constituída por pessoas que nasceram em Angola no tempo colonial e optaram por ficar depois da independência, adquirindo a nacionalidade angolana; o seu número (1 a 2%) poderá depreender-se dos resultados do censo realizado em 2014. Finalmente há o grupo dos "mestiços", de ascendência africana & europeia, que será um pouco mais numeroso do que o dos branco.
O principal grupo étnico bantu é o dos Ovimbundu que se concentra no centro-sul do país, ou seja, no Planalto Central e algumas áreas adjacentes, especialmente na faixa litoral a Oeste do Planalto Central. Os Ovimbundu constituem hoje um pouco mais da terça parte da população, e a sua língua, o Umbundu, é por conseguinte a segunda língua mais falada em Angola (a seguir ao português) com quatro milhões ou mais de