TRABALHO DE LINGUA PORTUGUESA 1o Periodo 1

492 palavras 2 páginas
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Coesão e Coerência

Nome do Aluno - Curso

São Lourenço
2015

TRABALHO LÍNGUA PORTUGUESA

I -Leia o texto que segue e responda às questões propostas: João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para a sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo este tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.

1- Observe se o autor emprega adequadamente sinais de pontuação, se o texto apresenta construções cultas. Em seguida, conclua: o autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita ou não? Justifique com uma passagem do texto.

2- Além do domínio vocabular e sintático da língua, o texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:
a) dois exemplos de coesão por referência.
b) dois exemplos de marcadores temporais que dão ideia de sequência dos fatos.
c) uma palavra que estabeleça uma relação de oposição entre duas ideias.

3- Apesar de aparentemente bem-redigido, o texto apresenta sérios problemas de coerência, o que o torna inadequado. Sobre isso, responda: a) A cena narrada ocorre à noite. No entanto, o que João olhava, sentado à frente de sua casa?
b) João está completando 30 anos. No entanto, o filho que retorna saíra havia 20 anos para se alistar no exército. Portanto, qual a idade do

Relacionados