Trabalho De Libras
PARTE I: Entendendo a surdez: definição, causas, tipos, graus, diagnóstico, etc.
1) O que é surdez?
Surdez é o nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer, antes, durante ou depois do nascimento. A dificuldade maior ou menor que ele tem para ouvir e se comunicar depende do grau de surdez, que pode ser leve, moderada, severa e profunda.
2) Quem é o surdo?
Chama-se pessoa surda (ou simplesmente surdo) àquela que é portadora de surdez e que possui uma identidade, uma cultura, uma história e uma língua.
PEREIRA (2011), aponta as duas concepções existentes no decorrer da história da educação de surdos: a concepção clínico-patológica, que enxerga a surdez como doença e o surdo como deficiente e a concepção socioantropológica, que concebe a surdez como condição, isto é, uma forma diferente de o indivíduo ter acesso às informações do mundo.
De acordo com a primeira concepção, sendo uma patologia, a surdez deveria ser tratada, através do uso de aparelhos de amplificação sonora ou implante coclear. Além disso, a linguagem oral seria imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo e, assim, a educação teria função terapêutica (reparadora e corretiva), visando dar ao sujeito o que lhe falta – a audição e, como consequência, a fala. Já para os partidários da concepção socioantropológica (hoje dominante), o surdo como pertence a uma comunidade linguística minoritária, pelo fato de usar uma língua distinta da maioria ouvinte. Estudiosos acreditam que “o problema dos surdos não é a surdez... mas as representações dominantes”. Assim, a concepção antropológica defende como um de seus objetivos primários garantirem o acesso dos surdos à língua gestual, a sua língua de aquisição natural, que anularia a deficiência linguística, consequência da surdez, transformando-os em diferentes.(PEREIRA, 2011)
3) Causas da surdez.
A surdez pode ser congênita e adquirida.
Na surdez congênita encontram-se