trabalho de lavra sobre perfuraçao
Perfuração
Perfuração
É a operação de perfurar a crosta terrestre com diversos objetivos, como obtenção de hidrocarbonetos, água, gás ou informações geológicas.
Tipos de Perfuração:
Perfuração offshore – É a perfuração realizada em mar.
Perfuração onshore – É a perfuração realizada em terra.
Perfuração direcional – É a perfuração controlada com mudanças de direção de um poço vertical;
Perfuração estratigráfica – É a perfuração com o objetivo de se obter dados estratigráficos para futuras análises.
Perfuração pioneira – É a perfuração com o objetivo de se encontrar uma nova reserva petrolífera.
Perfuração vertical – É a perfuração que ocorre quando o objetivo a ser atingido está embaixo da sonda, sem que ocorram dog-legs (mudanças de direção) muito grandes. ·.
A perfuração para exploração das minas é feita mediante poços e galerias escavados e em seguida revestidos, sobretudo nos terrenos menos consistentes, com madeira, cimento armado ou ferro. Em muitos casos há necessidade de empregar explosivos, dos quais os mais comuns utilizam compostos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, alguns com a finalidade de servir como combustível e outros como agentes que provocam a combinação química com o oxigênio. Esses compostos têm a propriedade de reagir rapidamente e liberam grande quantidade de energia química. Num sopro de explosão, a energia da reação química serve para inflamar os explosivos e manter o processo termodinâmico da propagação da onda de choque a temperaturas elevadas (até 5.200o C) e pressões de até 200.000 vezes a pressão atmosférica. Os explosivos são, portanto, substâncias capazes de produzir, em milésimos de segundo, muito calor e grande volume de gases que, por se encontrarem em recipientes fechados, provocam pressões elevadíssimas.