Trabalho De Latim
Estudar Latim é importante porque:
- Enriquece o teu vocabulário, melhora a tua dicção e a tua pronúncia, levando-te a escrever e a falar com mais clareza e objetividade.
- Facilita a aprendizagem de todas as línguas neolatinas e torna acessível o manuseio de livros de Ciências, Filosofia, Direito, Teologia, entre outros escritos em Latim, quando esta era a língua da cultura ocidental.
- Proporciona um melhor conhecimento e domínio da língua portuguesa.
- Desenvolve e aguça a mente, exigindo de ti memorização, concentração e reflexão, condicionamentos fundamentais para um melhor desempenho no estudo das ciências exatas.
Expressões utilizadas:
“Curriculum Vitae” – currículo da vida, conjunto de dados relativos ao preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a um emprego
“Post Scriptum” – após o escrito, utilizado nas cartas.
“Etc./Et Caetera” – outros…
“Deletar” – apagar ou destruir, deu origem à tecla “delet” do teclado.
“Carpe Diem” – expressão que significa “vive o dia” ou “vive o momento”.
Curiosidades:
Há na Escandinávia uma rádio que é transmitida completamente em Latim.
Na Vaticano os padres falam em Latim, pois permite a leitura dos manuscritos bíblicos mais antigos, sendo alguns dos tempos de Jesus Cristo.
Meses do Ano
JANEIRO
Januarius era uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão.
FEVEREIRO
O nome se referia a um ritual de purificação, que em latim se chamava februa. Logo, Februarius era o mês de realizar essa cerimônia realizada pelos romanos, sacrificando animais em homenagem aos deuses do panteão.
MARÇO
Dedicado a Marte, o deus da guerra.
ABRIL
Pode ter surgido para celebrar a deusa do amor, Vênus. Outra hipótese é a de que tenha se originado de aperio, “abrir” em latim. Seria a época do desabrochar da primavera.
MAIO
Homenagem a Maia, uma das deusas da primavera.
JUNHO
Faz alusão a Juno, a esposa de Júpiter. Se havia uma